Dúvidas frequentes

Suas dúvidas respondidas pela Reserva

Dúvidas frequentes

Suas dúvidas respondidas pela Reserva

Consórcio é uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governos, com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum. A cada mês um participante será contemplado por sorteio ou lance.

Ser contemplado é quando o consorciado ganha o direito de usar o crédito. Essa contemplação pode acontecer em forma de sorteio mensal, e poderá participar todos os que estiverem em dia com a mensalidade daquele mês.

Aqui na Consórcio Reserva você consegue realizar os seus sonhos de adquirir a sua casa própria, ter o seu carro novo, carro premium, e até empreender em uma frota ou um único caminhão. O tamanho do seu sonho você escolhe!

Sim, é possível receber o valor em dinheiro ao ser contemplado. Para que isso aconteça é necessário que cumpra-se duas exigências do Banco Central: quitar o valor devedor e aguardar 180 dias a partir da contemplação. Só não estará sujeito a esse prazo caso o seu grupo seja encerrado antes.

A antecipação do saldo devedor não dá ao consorciado o direito de utilizar o crédito. Ou seja, a antecipação não dá direito à contemplação. As duas únicas formas de ser contemplado no consórcio é por meio de sorteio ou lance. Logo, se sua intenção é ser contemplado, você pode utilizar o valor para fazer uma oferta.

A resposta para essa pergunta é SIM! Independente da política governamental de permitir o saque do FGTS, os recursos do fundo podem ser utilizados no consórcio. Isso poderá ser feito desde que você possua uma cota do consórcio imobiliário.

Ao ser contemplado, você não é obrigado a utilizar imediatamente o crédito. Essa decisão pode ser tomada conforme lhe convier, tendo como prazo até o encerramento do grupo.

Assim, você escolhe com tranquilidade o bem ou serviço e ainda o fornecedor ou prestador do serviço.

Logo após adquirir a sua cota de consórcio, você recebe um número de grupo e cota e a senha de acesso. Aí é só acessar o Portal do Cliente dentro do site da Consórcio Reserva e fazer toda a gestão da sua cota, conferir os valores pagos e acumulados, acompanhar os sorteios, efetuar lances, realizar pagamento de parcelas, solicitar informações e muito mais. Caso você tenha alguma dúvida pode falar com um consultor especializado e ele te ajudará a sanar suas dúvidas.

Sim! A nossa empresa é auditada e autorizada pelo Banco Central do Brasil, ele é o responsável por controlar, normatizar e fiscalizar as atividades dos sistemas de consórcios. É o Banco Central que identifica as necessidades do setor, que também devem obedecer a lei 11.795, mais conhecida como a lei dos consórcios.

O consorciado ainda não contemplado pode deixar o grupo, caso deseje, basta comunicar a sua decisão ao Consórcio Reserva. Assim sendo, uma vez cancelado, deverá aguardar ser sorteado para receber de volta o valor pago referente ao crédito. Não são devolvidas taxas de administração, fundo de reservas e seguros. Podendo haver multa por quebra de contrato.

Se o consorciado não pagar as mensalidades do consórcio, o grupo não consegue arrecadar o valor necessário para as contemplações. Assim sendo, o inadimplente não poderá participar dos sorteios e poderá ser excluído do grupo, neste caso, deverá aguardar ser sorteado para receber parte do que pagou. Se já foi contemplado mas ainda não utilizou o crédito, poderá ter a contemplação cancelada, caso tenha utilizado o crédito, terá as garantias executadas, podendo perder o bem. O atraso das parcelas também gera multa e juros.

O consórcio ideal ao alcance da sua mão

Parcelas que cabem no seu bolso
para realizar seu sonho.

O consórcio ideal ao alcance da sua mão

Parcelas que cabem no seu bolso para realizar seu sonho.